segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Museu Casa do Pontal e Fundação Pierre Verger prestam homenagem ao centenário de Mestre Vitalino com exposição de fotografias e obras do artista






Com o objetivo de celebrar o centenário de nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, que transcorre em 2009, o Museu Casa do Pontal e a Fundação Pierre Verger trazem a público, a partir de 12 de dezembro, a exposição A ARTE DO BARRO E O OLHAR DA ARTE – VITALINO E VERGER. Serão 81 fotografias, pouco vistas - feitas pelo fotógrafo e pesquisador francês Pierre Fatumbi Verger, além de uma refinada seleção de esculturas de Vitalino, que integra o acervo do Museu Casa do Pontal.

Nesta exposição o olhar de Verger, considerado pela crítica como um dos mais importantes fotógrafos do século XX, cruza com o olhar do, também francês, Jacques Van de Beuque, artista e designer que se tornou o maior colecionador da obra de Mestre Vitalino no Brasil. Ambos conheceram Vitalino e Pernambuco, no mesmo ano: 1947. E se apaixonaram. A reunião dessas coleções fabulosas constitui um momento raro, que dá densidade à comemoração dos 100 anos de Vitalino. Visitá-la propiciará ao público a experiência de viver a arte do sertão, guiado pela imponência das fotografias em preto e branco, consideradas obras magistrais de Verger.

Segundo a curadora do Museu Casa do Pontal, Angela Mascelani, “trata-se de um momento ímpar para os amantes da arte popular brasileira. Pois as fotografias de Verger trazem o Brasil de Mestre Vitalino para perto de suas esculturas, permitindo ao público um aprofundamento poético no universo sensível legado ao mundo por esse artista de tantas artes. Músico, ceramista, animador de festas, hoje Mestre Vitalino seria compreendido como um verdadeiro artista multimídia”.

Verger fotografou minuciosamente o processo de modelagem da cerâmica. Acompanhou o artista na coleta do barro e depois seguiu pacientemente cada etapa de feitura da obra. Foi junto com Vitalino até o rio, onde ficam as jazidas de barro. Registrou a obra sendo posta no forno a lenha e, depois de pronta, seguiu até o local de venda, na famosa Feira de Caruaru.

Como acrescenta o curador da Fundação Pierre Verger, Raul Lody:
“A Exposição Arte do Barro e o Olhar da Arte – Vitalino e Verger é a celebração da cultura pernambucana, por meio desse artista popular reconhecido nacional e internacionalmente, e por Verger, que traz em cada fotografia um universo no qual o público poderá mergulhar, reconhecer-se e valorizar seus patrimônios culturais. O olhar de Verger, que reúne a estética e o registro antropológico, pôde guardar boa parte da trajetória de vida e trabalho desse que se tornou um verdadeiro símbolo da arte popular brasileira – Mestre Vitalino. “

Entre as esculturas estarão presentes, entre outras: "Violeiros", "Noivos a Cavalo", "Vaquejada", "Mulher no pós-parto", "Família na lavoura", "Casal no boi", "Ordenha", além dos antológicos bois zebus. Também estarão presentes na Exposição 15 músicas recolhidas nos anos 1950, recuperadas em mídia digital, onde se pode ouvir o pífano de Mestre Vitalino. Serão exibidos, ainda, trechos de filmes do cineasta Fernando Spencer.


Na abertura da exposição, haverá apresentação musical de Carlos Malta e o Pife Moderno, homenageando a “Zabumba de Mestre Vicente”, na qual Mestre Vitalino tocava.

VISITE A EXPOSIÇÃO E DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.



FUNCIONAMENTO
"A Arte do Barro e o Olhar da Arte - Vitalino e Verger"
GVB Galeria de Arte
Abertura: 12 de dezembro de 2009, às 16h
Até 25 de abril de 2010

Museu Casa do Pontal - Arte Popular Brasileira
Estrada do Pontal, 3225 - Recreio - Rio de Janeiro - RJ
Terça a domingo, das 9h30 às 17h
Tels.: (55 21) 2490-3278 e 2490-4013
Atividades sob agendamento prévio: visita guiada para grupos, visita guiada para turistas nacionais e estrangeiros, e visita guiada-teatralizada para escolas.